Blogs

Vantagens e desvantagens de consórcio imobiliário

Muitos brasileiros possuem o sonho da casa própria, mas são poucas as pessoas que têm dinheiro para comprar um imóvel à vista. Para conseguir realizar o sonho, a pessoa recorre, então, a um financiamento ou a um consórcio imobiliário.

O que é um consórcio?

É a união de um grupo de pessoas com o objetivo de se autofinanciar. Cada membro, chamado de cotista, paga uma mensalidade. Durante as assembleias, ocorrem sorteios para definir qual integrante será contemplado com uma carta de crédito.

Nos encontros, também é permitido que participantes não sorteados deem lances para receber outras unidades da carta de crédito. É possível fazer consórcio imobiliário, de automóveis ou de outros bens.

Vantagens

• Menos burocracia para entrar

Comparado com um financiamento imobiliário, um consórcio faz menos exigências para um novo membro entrar no grupo.

• Não precisa dar entrada

No consórcio, o valor total do imóvel é parcelado, não havendo necessidade de dar um valor de entrada. Portanto, é uma boa alternativa para quem não tem um montante inicial.

• Não há cobrança de taxas de juros

O valor da carta de crédito é dividido em parcelas mensais durante o prazo de vigência do plano. Não há o pagamento de juros embutidos nas parcelas.

• Possibilidade de usar o FGTS

É possível usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitar parcelas não vencidas, completar o valor da carta de crédito para adquirir um imóvel de valor mais alto ou oferecer lances nas reuniões.

• Liberdade na utilização do crédito

Ao obter a carta de crédito, o cotista tem liberdade para usá-la como quiser, desde que o objeto da compra se encaixe na categoria do bem consorciado.

Desvantagens

• Aquisição do bem pode demorar

Para ser contemplado, o consorciado precisa ou dar o maior lance ou ser sorteado. No caso de depender de ser sorteado, isso pode demorar e ocorrer apenas no final do prazo do consórcio.

• Taxas administrativas

Apesar de não haver cobrança de juros nas mensalidades do consórcio, há o recolhimento de taxa administrativa, fundo de reserva e seguro. Além disso, as parcelas são reajustadas anualmente com base no INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que é o indexador responsável por mensurar a inflação na construção civil.

• Parcelas crescentes

Como as mensalidades são reajustadas de acordo com a inflação, todo ano as parcelas tendem a ficar maiores, ao contrário do que ocorre na modalidade de financiamento SAC.

• Risco

No consórcio, uma preocupação é o índice de inadimplência dos cotistas. A administradora do consórcio estima um valor de inadimplência, e é para isso que existe o fundo de reserva. No entanto, se a inadimplência for superior ao que está previsto, a liberação das cartas de crédito pode ficar comprometida.

• Custo da espera do bem

Enquanto o participante do consórcio não é contemplado, o que pode demorar anos, eles continuam tendo que arcar com os custos da espera do bem, como o aluguel.

Se você se interessou pela modalidade consórcio e está em busca de um imóvel bem localizado para comprar, entre em contato conosco que poderemos ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *