Blogs

3 cuidados para quem quer comprar um imóvel pelo programa MCMV


Chegou o momento em que você finalmente vai conseguir comprar um imóvel e sair do aluguel, mas para isso, vai precisar de um financiamento? Há diversas opções disponíveis no mercado, mas uma das mais populares e atrativas é o Minha Casa Minha Vida (MCMV). Hoje, vamos falar um pouco mais sobre ele.

O que é o Minha Casa Minha Vida?

Trata-se de um programa de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal, em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos, lançado em 2009.

Por meio do programa, famílias de baixa renda têm um subsídio para comprar um imóvel, pagando um valor mais baixo por ele. Entre as vantagens desse programa de financiamento estão: prazos longos, juros abaixo do mercado e possibilidade de utilizar o FGTS.

Como não cair em armadilhas?

Apesar das condições facilitadas oferecidas pelo MCMV, quem pretende aderir ao programa precisa tomar alguns cuidados para garantir que tudo dê certo ao longo do processo que tem, basicamente, três etapas:

  1. Cadastro;
  2. Validação do cadastro;
  3. Aprovação do crédito.

Veja 3 dicas para evitar dores de cabeça antes, durante e depois do processo de financiamento.

1. Verifique as condições

Muita gente, empolgada com as vantagens, se esquece de ler com atenção todas as regras e condições para participar do programa. Assim, corre-se o risco de ter todo o trabalho e depois, ter o financiamento reprovado por conta daquele item que não prestou atenção ou deixou passar.

Além de observar os critérios por renda familiar e faixa (o valor máximo atual é R$7 mil), confira algumas das principais condições:

  • Não ter imóvel próprio;
  • Não ter outro financiamento;
  • Não ter recebido nenhum outro benefício habitacional do Governo Federal;

Além disso, é preciso verificar as regras específicas da modalidade na qual o seu financiamento se encaixa para ver se aderir ao MCMV vale mesmo a pena no seu caso.

2. Confirme se o imóvel se enquadra nas regras da Caixa

Além de se certificar que o imóvel é novo ou em construção, e que seu preço não ultrapassa o valor máximo permitido, que varia dependendo do estado e do tamanho do município, também é possível pedir para a construtora um laudo de avaliação da Caixa, garantindo que aquele imóvel está dentro das regras do programa.

Muita gente que confia apenas na informação dada pelo corretor ou no panfleto do estande, pode estar entrando em uma fria. No caso de um prédio, pode ser que nem todos os apartamentos se enquadrem no MCMV, por exemplo. Uma dica, é nunca pagar o valor de entrada antes de ter o seu cadastro avaliado e aprovado pela Caixa.

3. Fique atento aos atrasos

Muitos atrasos no pagamento das parcelas do MCMV podem te fazer perder o imóvel e não poder mais se beneficiar de programas habitacionais do Governo Federal.

Por isso, é muito importante analisar sua renda e gastos mensais, antes de fazer o financiamento, para ter a certeza de que vai conseguir pagar. Se mesmo assim você precisar atrasar, fique atento para renegociar a dívida e não ficar inadimplente.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato para que possamos te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *